Espondiloartrites
O QUE É A DOENÇA?
São um grupo de condições que compartilham algumas características clínicas e genéticas. Apresentam as seguintes manifestações.
- Artrite, com preferência ao acometimento das articulações sacroilíacas e da coluna vertebral.
- Fator reumatóide negativo no exame de sangue.
- Inflamação de tendões e ligamentos que se ligam ao osso (entesites)
- Presença do marcador genético HLAB27
Fazem parte deste grupo de doenças: Espondilite Anquilosante, Artrite Reativa (associada a doenças infecciosas), Artrite Psoriásica (associada a Psoríase), Artrites enteropáticas (associadas à doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, doença de Whipple, entre outras).
O que é Espondilite Anquilosante:
É uma doença mais comum no sexo masculino, com início dos sintomas normalmente no final da adolescência ou início da idade adulta (17 aos 35 anos de idade). Causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas (região das nádegas).
CONHEÇA OS SINTOMAS?
Dor na coluna de modo lento e insidioso por algumas semanas, costuma causar dor nas nádegas, podendo espalhar para parte de traz das coxas e parte inferior da coluna. Observa-se que a dor melhora com exercícios e piora com o repouso, sendo pior pela manhã. Geralmente associado sensação de enrijecimento da coluna. Alguns pacientes podem se sentir globalmente doentes e cansados (fadiga).
Além da dor na coluna, eventualmente o paciente pode apresentar dor na planta dos pés, principalmente pela manhã, inflamação das articulações entre as costelas e coluna vertebral podendo causar dor no peito, artrite (inflamação de articulações) e uveíte (inflamação dos olhos).
Se identificar estes sintomas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar e tratar a doença adequadamento. Cuide-se!