Diabetes

O QUE É A DOENÇA?

O diabetes é uma doença metabólica crônica de elevada prevalência nos idosos. Entre os diversos tipos, o diabetes melito tipo 2 certamente é o mais frequente.

Estima-se que, globalmente existam 136milhões de pessoas acima de 65 anos com diabetes, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), o que corresponde a uma prevalência de 19,3% entre idosos.  O Brasil, abriga cerca de 16,8 milhões de casos, e ao longo das últimas décadas, esses números vêm aumentando progressivamente, uma vez que a doença tem forte ligação com sedentarismo, sobrepeso e envelhecimento populacional.

Os critérios diagnósticos do diabetes no idoso são os mesmos utilizados para a população geral: glicemia de jejum ≥ 126mg/dL, hemoglobina glicada (HbA1C) ≥6,5%, glicemia ao acaso ≥200mg/dL e teste de tolerância oral a glicose 2h ≥ 200mg/dL, devendo os mesmos serem repetidos para confirmação.

CONHEÇA OS SINTOMAS?

O diagnóstico clínico no idoso por ser dificultado pois sintomas clássicos de DM, como sede e aumento do volume urinário, podem estar ausentes. Sintomas como dores musculares, fadiga, adinamia, estado confusional e incontinência urinária são frequentes.

Se identificar estes sintomas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar e tratar a doença adequadamente. Cuide-se!

Rolar para cima