Dor do crescimento

O QUE É A DOENÇA?

As queixas de dores em membros são comuns em crianças e, na maioria das vezes, são benignas. 

Na realidade, não existe relação com nenhuma fase do crescimento físico, mas este termo foi consagrado pelo uso e ainda é utilizado nos dias atuais, servindo para diferenciá-la de uma série de outras condições que causam dor em crianças. Trata-se de uma condição benigna, de evolução crônica e de curso autolimitado, acometendo 10% a 20% das crianças. Obrigatoriamente, deve ser diferenciada de outras causas de dor presentes em doenças mais sérias. 

CONHEÇA OS SINTOMAS?

O diagnóstico de dor do crescimento se baseia em critérios clínicos. O início das crises tem início geralmente em idade compreendida entre 3 e 6 anos, em ambos os sexos. A história detalhada, obtida com a cooperação da família e da criança, é tipicamente bilateral em 80% dos casos, localizada na parte anterior das coxas, canelas, panturrilhas e atrás dos joelhos, sendo raro o envolvimento dos membros superiores.

Se identificar estes sintomas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar e tratar a doença adequadamente. Cuide-se!