Fibromialgia
O QUE É A DOENÇA?
A Fibromialgia é uma condição crônica que causa dores intensas por todo o corpo – bem como rigidez e tensão nos músculos, tendões e articulações, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. É mais comum entre mulheres com idades entre 25 e 60 anos.
Não há nenhum dano ou inflamação articular, como ocorre com a artrite, por exemplo. Não há nenhum dano aos órgãos internos do corpo, como acontece com o lúpus. A fibromialgia na verdade é uma síndrome, ou seja a doença é diagnosticada pelo aparecimento de um conjunto de sinais e sintomas.
A causa ainda não é totalmente esclarecida, mas a principal hipótese é que pacientes com fibromialgia apresentam uma alteração da percepção da sensação de dor. Alguns pacientes desenvolvem a condição após um gatilho, como uma dor localizada mal tratada, um trauma físico ou uma doença grave. O sono alterado, os problemas de humor e concentração parecem ser causados pela dor crônica, e não ao contrário.
CONHEÇA OS SINTOMAS?
- Dor muscular crônica
- Espasmos musculares ou cãibras nas pernas
- Problemas de sono
- Fadiga severa
- Ansiedade
- Depressão
- Rigidez matinal
- Dores de cabeça
- Dificuldade de concentração
- Sensibilidade na pele
- Irritabilidade
- Problemas intestinais
Se identificar estes sintomas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar e tratar a doença adequadamento. Cuide-se!