Hipertensão Arterial

O QUE É A DOENÇA?

A hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta, é uma doença crônica não transmissível caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial (PA), ou seja PA sistólica maior ou igual a 140mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 90mmHg, medida com técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes.

Em torno de 65% dos indivíduos idosos apresenta hipertensão arterial. A maior parte dos casos não tem causa conhecida, sendo chamada de hipertensão primária, e em um menor número de casos pode ser causada por outras doenças ou ainda efeito de medicações.

Por se tratar de uma condição frequentemente assintomática a hipertensão arterial costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais de órgãos alvo como coração, rins e vasos sanguíneos, o que torna a aferição rotineira dos níveis de pressão arterial importante para seu diagnóstico e adequado tratamento.

Além dos medicamentos anti-hipertensivos, o tratamento da hipertensão arterial inclui hábitos alimentares saudáveis, manutenção de peso adequado, prática de atividade física regular, baixo consumo de sal e álcool e cessação do tabagismo. O tratamento visa promover a redução dos níveis de pressão arterial e contribuir na redução das taxas de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.

Se identificar estes sintomas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar e tratar a doença adequadamente. Cuide-se!
Rolar para cima