Instabilidade postural e quedas
O QUE É A DOENÇA?
Com o envelhecimento dos indivíduos, seu risco de queda aumenta. Cerca de 30% dos indivíduos com mais de 65 anos de idade e 50% dos indivíduos com mais de 80 anos caem a cada ano. Quase 60% daqueles com histórico de queda no último ano sofrerão uma nova queda.
Um fator de risco importante para quedas inclui problemas de mobilidade. Os distúrbios da mobilidade se referem a qualquer desvio do padrão normal da marcha. Para uma marcha normal é necessário o controle do equilíbrio e da postura em repouso e em movimento.
Para um adulto sadio, andar é praticamente automático, mas na verdade o controle da marcha e postura é complexo e multifatorial, e uma falha em qualquer nível pode resultar em alterações de mobilidade.
Porém a alteração de mobilidade não é o único fator de risco para a ocorrência de quedas em indivíduos idosos, as causas geralmente são multifatoriais, sendo importante identifica-las na abordagem do paciente, para prevenção de novas quedas e suas complicações.
Dentre os fatores de risco estão:
Quedas anteriores
Comprometimento do equilíbrio
Redução de força muscular e baixo índice de massa corporal (IMC)
Comprometimento da visão
Uso de mais de 4 medicações
Comprometimento da marcha ou dificuldade de caminhar
Depressão
Idade acima de 80 anos
Sexo feminino
Incontinência urinaria
Comprometimento cognitivo
Artrite
Diabetes
Dor
Existem várias intervenções que podem ser implementadas para diminuir o risco de queda de um paciente, e cada intervenção será adaptada a cada indivíduo de acordo com sua avaliação.
Se identificar estes sintomas, procure imediatamente um médico especialista para diagnosticar e tratar a doença adequadamente. Cuide-se!